Vamos mostrar um exemplo de mudança de andamento durante uma canção:
do andamento, ajudando bastante a interpretação dessa música tão especial e brasileira adorada por pessoas de todo o mundo!
Vamos mostrar um exemplo de mudança de andamento durante uma canção:
do andamento, ajudando bastante a interpretação dessa música tão especial e brasileira adorada por pessoas de todo o mundo!
Andamento
Uma das propriedades do som é o andamento, todo o som que escutamos tem uma velocidade determinada. Uma mesma canção poderá ser cantada ou tocada em várias velocidades, desde que se mantenha a relação proporcional de duração entre as notas.
Na música popular como vimos nos exemplos do post 01, o andamento vem determinado, mas poderá ser modificado pelo arranjador ou maestro, para mudar a interpretação de determinada canção. Devemos estar atentos ao determinar o novo andamento pois ele interferi na forma de emissão dos sons, na dicção das palavras e na respiração.
Exemplo: o chorinho geralmente é cantado em velocidade bem rápida mas devemos ficar atentos para não se perder o entendimento da letra da música. Se numa música romântica, por exemplo, o andamento for lento demais pode dificultar bastante a respiração durante o canto. Portanto a escolha do andamento ideal é de extrema importância para a boa execução do arranjo.
Como vimos no primeiro post, existem os termos usados para determinar o andamento, mas na música popular muitas vezes
no início da canção vemos escrito o termo Bpm que significa batidas por minuto e ao lado o número de batidas exato. Exemplo (Bpm-150), neste caso você sabe precisamente a velocidade pedida, mas quando os termos vem escrito em italiano há uma tabela de equivalência que vamos conhecer abaixo:
Termos Andamentos lentos equivalem a velocidade ( de 40 a 72)
Grave(40) – muito devagar, sério , pesado
Largo(44-88)-muito vagaroso
Lento(50-54)- devagar
Adagio(54-58)-vagaroso, calmo
Larghetto(60-63) – menos lento que largo
Lentíssimo, Adagíssimo,Larghíssimo- o mais devagar possível
Termos Andamentos médios equivalem a velocidade (de 72 a 120)
Andante(63-72)- andamento pausado, passeio
Andantino(69-80)-mais rápido que andante
Sostenuto(76-84); Commodo(80);Maestoso(84-88); Moderato(88-92)- moderadamente
Allegretto(104-108)-razoavelmente depressa
Animato(120); Con Moto(120)- depressa
Termos Andamentos rápidos equivalem a velocidade (de 120 a 208)
Allegro(132) rápido mas não necessariamente alegre
Vivace ou Vivo(160)- vivo, ligeiro
Presto(184) – veloz
Prestíssimo(208)- rapidíssimo
Alegríssimo, Vivacissimo- o mais depressa possível
A equivalência entre os andamentos expressos por palavras e a indicação metronômica varia muito conforme o compositor, a sua época e o estilo de música que toca.
Falando de grandes intérpretes não poderíamos deixar de homenagear uma das maiores vozes de todos os tempos o inesquecível Jamelão!! que timbre e que swing, não tem como não se contagiar!!
https://www.youtube.com/watch?v=qT8dQHoB7EA
O grande intéprete Jamelão na música Molambo de Jayme Florence e Augusto Mesquita, que versatilidade, que bom gosto e emoção em cada nota!
https://www.youtube.com/watch…
Jamelão/Lupicínio Rodrigues e Orquestra!!!
Nervos de aço!
https://uk.video.search.yahoo.com/search/video…
Canta Jamelão pra gente!!
https://www.youtube.com/watch?v=boeJ2MDVlhA
Já raiou a liberdade!!
Andamento! O andamento é a indicação da velocidade que se imprime à execução de um trecho musical segundo Bohumil Med!!
O andamento é indicado no início da canção com termos italianos, (Allegro, Andanante, etc) ou sinais metronômicos. Veja os dois exemplos abaixo.
O metrônomo é um aparelho de relojoaria serve para marcar o andamento pedido, marcando regularmente a duração dos tempos. Exemplo quando a semínima é igual a 100, significa que o metrônomo vai bater cem vezes por minuto
O metrônomo foi criado por Sauer ou Winkel por volta de 1816. O primeiro compositor a usar indicações metronômicas foi Beethoven, o compositor Chopin impunha a seus alunos o uso desse aparelho, atualmente o controle da precisão ritmica através do uso do metrônomo é indispensável.
Os termos italianos dividem-se em lentos, médios e rápidos, mas tais termos também são escritos nas linguas dos compositores. Exemplo : Italiano- largo, Francês- trés lent, Inglês- very slow,etc
Há adjetivos que expressam as nuances do andamento. Exemplo assai – muito bastante
più- mais,etc
Numa mesma música pode haver mudança no andamento, neste caso as modificações momentâneas no andamento original são indicadas no decorrer do trecho musical, com termos como , Exemplo: Accellerando, Affetando, pìu vivo- cada vez mais rápido, etc. Para Retardar o andamento palavras como ,Exemplo Ritardando, Allargando,etc… e para voltar ao andamento original, Exemplo: A tempo
Quando o andamento é suspenso temos o Ad libitum (ad lib.) então a interpretação fica livre, sem compasso e sem tempo.
Dica de Intervalo 6 Maior (intervalo de 4 tons e 1 semitom)
analisando um trecho do samba enredo ” Exaltação à Mangueira” de Enéas B. da Silva e Aloísio A. da Cunha ,logo no primeiro compasso as duas primeiras notas formam este intervalo de 6 Maior e no caso desta música ascendente!
Todas as vozes dos cantores que levam emoção para os bailes, para as avenidas já estão aquecendo os motores!!
Mas esse trabalho vocal começa bem antes do carnaval é o que nos conta, dentre outras coisas
Dra. Thays Vaiano fonoaudióloga
“Este projeto com intérpretes de samba-enredo nasceu com a finalidade de levar mais qualidade de vida e voz para cantores das escolas de samba.
Quem vê um cantor de escola de samba esbanjando alegria na avenida, não imagina a verdadeira maratona física e vocal imposta a esses artistas.
A rotina dos cantores de escola de samba envolve ensaios, shows, participação em programas de rádio e televisão, gravações e horas e mais horas de ensaios na quadra e nas ruas. Esses ensaios, na maior parte das vezes, acontecem em ambientes com condições acústicas desfavoráveis, interferindo em sua saúde vocal e auditiva dos cantores. Em meio a mais de 100 ritmistas da bateria, muitos locais não possuem retorno adequado para as vozes e não é raro encontrar pessoas roucas pelas quadras das escolas de samba após os ensaios.
Ao longo de 10 anos trabalhando com esse público especifico, percebi que a demanda vocal nos períodos de dezembro a fevereiro quase triplica e isso exige um preparo. Se pensarmos em um maratonista, não adianta começar os treinos para a prova um mês antes, é preciso uma preparação, um condicionamento que leva quase o ano todo. Passamos a fazer isso com os cantores de carnaval, um acompanhamento e treino de condicionamento vocal ao longo do ano para que suas vozes estivessem prontas para a maratona do carnaval.
Nos últimos anos a saúde, a consciência e a resistência vocal desses cantores melhorou muito. As emergências vocais na semana do carnaval são cada vez mais raras, assim como as lesões. Eles continuam cantando em forte intensidade, tons altos e ritmo cada vez mais acelerado, mas essa é uma exigência do samba-enredo e percebo que ter adequado o treinamento à demanda deles fez com que a adesão aos exercícios fizesse sentido.
O nome atribuído ao treinamento, ATLETAS DA VOZ, faz com que eles entendam que além de talento, existem músculos envolvidos no canto que podem e DEVEM ser exercitados e condicionados para que suas vozes possam ecoar e levar alegria para o povo na maior festa popular do planeta”.
Foto- Dra Thays,Celsinho Mody,Léo Reis e Dra Flavia Badaro.