Hoje a entrevista é com a incrível Liliana Bollos uma tremenda artista que tem um trabalho extenso tanto na educação quanto na música popular, as mãos que tocam nesse vídeo é dela e como você pode perceber o talento é indiscutível.
Ela é pianista, professora e pesquisadora. Tem graduação em música (performance em piano- jazz) e é bacharel e licenciada em letras pela USP, além disso tem mestrado em Música Popular e Ciência do Jazz e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e autora de vários livros. Veja a entrevista que ela deu para o Vox Music Studio:
Vox Music Studio: Liliana, nos diga o que te levou para a música:
Liliana: Iniciei na música bem menina, aos 5, quase 6 anos por causa de minha mãe q tinha estudado piano e tinha um piano em casa. Tive uma professora muito amorosa, dona Irce Seixas.
Vox Music Studio: Conta como é ser pianista, as coisas boas e os ossos do ofício de ter esse instrumento no seu dia a dia.
Liliana: Viver de música não é simples. Escolher o que fazer dentro da carreira também não é simples, por isso é importante estudar, pesquisar e ter experiência. Com o tempo vai saber se nasceu para isso ou vai para outra área.
Vox Music Studio: Você é casada com o guitarrista Fernando Corrêa e juntos têm alguns trabalhos musicais, fale um pouco desses projetos.
Liliana: Casamos em 1989 e fomos estudar jazz na Áustria em Graz. Lá fizemos a graduação e mestrado. Gravamos o CD em contraste. No Brasil montamos o Quarteto Sonoro com os músicos Daniel Allain (flauta) e Sergio Schreiber (violoncelo) e gravamos o CD Sonoridades. Trabalho lindo. Percorremos várias escolas públicas no estado de SP, inclusive as que eu estudei em São Sebastião da Grama. Veja no meu site.
Vox Music Studio: O que te motiva a ministrar aulas e workshops?
Liliana: Adoro lecionar, é uma troca constante.
Vox Music Studio: Nos conte mais da sua família musical, sei que tem gente nova já fazendo música, não é?
Liliana: Meu filho Igor, 19 anos, é guitarrista e está estudando música, com certeza ele vai seguir a profissão!
Vox Music Studio: Você que começou tão cedo na música, recomenda que a partir de qual idade a criança deve começar o estudo da música? Dê uma dica pros pais que tem filhos que se interessam na área.
Liliana: Considero muito importante o estudo da música para qualquer pessoa, e quanto mais cedo melhor, a música ajuda na sensibilização da criança, principalmente. Os jovens de hoje não tiveram música nas escolas, desde 1971 foi abolido da escola a aula de música e isso, na minha opinião, foi um empobrecimento muito grande. Dificilmente vemos jovens que têm facilidade em afinar uma melodia sequer, então, mesmo pra quem não pretende ser músico, estudar música é sempre muito importante para qualquer idade e quanto antes começar melhor.