Conheça a Liliana Bollos musicista e professora

Hoje a entrevista é com a incrível Liliana Bollos uma tremenda artista que tem um trabalho extenso tanto na educação quanto na música popular, as mãos que tocam nesse vídeo é dela e como você pode perceber o talento é indiscutível.

 

Ela é pianista, professora e pesquisadora. Tem graduação em música (performance em piano- jazz) e é bacharel e licenciada em letras pela USP, além disso tem mestrado em Música Popular e Ciência do Jazz  e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e autora de vários livros. Veja a entrevista que ela deu para o Vox Music Studio:

Vox Music Studio: Liliana, nos diga o que te levou para a música:

Liliana: Iniciei na música bem menina, aos 5, quase 6 anos por causa de minha mãe q tinha estudado piano e tinha um piano em casa. Tive uma professora muito amorosa, dona Irce Seixas.

 

Vox Music Studio: Conta como é ser pianista, as coisas boas e os ossos do ofício de ter esse instrumento no seu dia a dia.

Liliana: Viver de música não é simples. Escolher o que fazer dentro da carreira também não é simples, por isso é importante estudar, pesquisar e ter experiência. Com o tempo vai saber se nasceu para isso ou vai para outra área.

 

Vox Music Studio: Você é casada com o guitarrista Fernando Corrêa e juntos têm alguns trabalhos musicais, fale um pouco desses projetos.

Liliana: Casamos em 1989 e fomos estudar jazz na Áustria em Graz. Lá fizemos a graduação e mestrado. Gravamos o CD em contraste. No Brasil montamos o Quarteto Sonoro com os músicos Daniel Allain (flauta) e Sergio Schreiber (violoncelo) e gravamos o CD Sonoridades. Trabalho lindo. Percorremos várias escolas públicas no estado de SP, inclusive as que eu estudei em São Sebastião da Grama. Veja no meu site.

 

Vox Music Studio: O que te motiva a ministrar aulas e workshops?

Liliana: Adoro lecionar, é uma troca constante.

 

Vox Music Studio: Nos conte mais da sua família musical, sei que tem gente nova já fazendo música, não é?

Liliana: Meu filho Igor, 19 anos, é guitarrista e está estudando música, com certeza ele vai seguir a profissão!

 

Vox Music Studio: Você que começou tão cedo na música, recomenda que a partir de qual idade a criança deve começar o estudo da música? Dê uma dica pros pais que tem filhos que se interessam na área.

Liliana:  Considero muito importante o estudo da música para qualquer pessoa, e quanto mais cedo melhor, a música ajuda na sensibilização da criança, principalmente. Os jovens de hoje não tiveram música nas escolas, desde 1971 foi abolido da escola a aula de música e isso, na minha opinião, foi um empobrecimento muito grande. Dificilmente vemos jovens que têm facilidade em afinar uma melodia sequer, então, mesmo pra quem não pretende ser músico, estudar música é sempre muito importante para qualquer idade e quanto antes começar melhor.


Cantora Missaki lança o EP “Sakuragai”

Temos uma ótima notícia! Hoje, acabou de chegar da fábrica o EP “Sakuragai” da cantora Missaki. Para quem não sabe Sakuragai é uma palavra japonesa que significa concha rosa. Sendo o Japão uma ilha, o encontro com o mar, os amores e desamores inspiraram o EP que tem 6 músicas que falam de amor.

Há algum tempo, estamos no  processo de preparação vocal e produção desse EP, ás vezes as pessoas acham que é meio mágica, mas não é, tem muito trabalho em cima, muitas horas mesmo! E é muito gratificante recebê-lo prontinho da fábrica e ver que valeu a pena.

Foi muito prazeroso produzir este EP, primeiro porque a Missaki é uma grande cantora e segundo pela descoberta da cultura japonesa, que também foi um desafio.

A vontade dela era fazer um registro de músicas que tem um grande significado para sua carreira e fizeram parte da sua vida musical. Pois ela fez e faz parte de vários grupos vocais levando a música japonesa por todo esse nosso Brasil, em diversos shows e eventos.

Missaki me escolheu como produtora, e eu propus então, já que sou brasileiríssima, fazer uma mistura a qual eu me sentiria mais confortável e confiante para produzir. A idéia foi fazer um EP com melodias e poesias orientais, mas trabalhar a harmonização e rítmica da nossa forma ocidental, por ser uma mulher que não tem medo do novo, ela topou esse desafio.

O resultado ficou muito surpreendente, fizemos primeiro uma pré produção que foi muito bem recebida pelos amigos japoneses que amam a música japonesa e já estão com seus ouvidos bem acostumados a música ocidental.

Além da incrível voz da Missaki, destaco toda a arregimentação (músicos escolhidos), pois tivemos um elenco maravilhoso na produção, como Adriana Holtz  (Chelista) na música que dá nome ao EP, Sakuragai, e o trompetista Júnior Galante na música Anya Koro.

Eu e Missaki ficamos felizes com o resultado e batemos o martelo.  Aí está o resultado! Vai valer a pena conferir. Logo convidaremos a todos para este lançamento.
Tutti Baê


O Vox Music de cara nova!

Começo de ano é hora de limpar, organizar, arrumar, reformar! Tudo isso é importante para renovar a energia e começar novos projetos! O Vox Music Studio começou o ano de 2017 mudando de cara

Sabemos que muitas vezes uma reforma pode se tornar uma “novela” interminável, mas não, se você tiver um elenco mega talentoso como este!

Parabéns a todos estes excelentes profissionais que trabalharam aqui no Vox Music Studio, trazendo um resultado incrível: D

Rômulo Cavalcanti – Arquiteto

Sr Carinhoso – Pedreiro

Francisco – Ajudante de pedreiro

Adriana Lima – Staf de apoio

Sr Fernando – Tapeceiro

Preto – Marceneiro e eletricista

Júnior e Jefferson – Colocação de ar condicionado

Equipe do Victor e equipe do Fernando – Dedetização Higitec

Paulo Gomes, Wagner, Paulo Victor e Lê – Gesseiros

Magrão – Retirada do Material

Designer – Bruno Goulart

Sr Alexandre – Portões Automatec

Adriano – Paisagismo

 

Venha nos fazer uma visita e ver como ficou o novo Vox Music Studio.

fachada3 fachada fachada2


Saia da rotina musical

Queridos cantores, janeiro é um mês incrível, é o mês de férias, mudança de ares, relaxar, dar mais atenção às pessoas que amamos,fazer novas amizades e tantas outras coisas!!! O mês está na metade e o que você fez para sair da rotina?

Mudar a rotina é importante, pois nós cantores e músicos lidamos com música o tempo todo, mas muitas vezes por falta de tempo e outros fatores não conseguimos ouvi-la de forma diferente, que não seja por trabalho, ouvir por curtição, voltar aquele gosto, aquela vontade como no princípio, e assim, redescobrir!

Então, a dica é conhecer uma nova voz ou um novo compositor, e que além disso, também seja um estilo diferente do seu! Ter essa prática pode ser engrandecedor e surpreendente. Se você conseguir leia, também, a biografia daquele compositor ou cantor que você escolheu.

Enquanto eu estava escrevendo este texto, uma aluna passou por aqui e me disse que adoraria escutar jazz, mas nunca sabe o que escutar. Por isso, segue algumas dicas, dentre tantos cantores e compositores maravilhosos vamos começar com essas feras:

Jazz:

Billie Holliday, tudo que você puder escutar e o livro biografia dela é o “Lady Sings The Blues”.

Ella Fitzgerald, um cd duplo que se chama “Jazz- History”, fique de olho nos bebops, são incríveis.

Sarah Vaughan, “LIVE” “JAPAN” é um cd ao vivo maravilhoso.

E por fim, Carmen Mac Rae, que também tem canções lindas.

Compositores:

Cole Porter

Rodgers and Hart

George e Ira Gershwin

Escute, também, uma das playlists da Vox Music Studio, http://www.voxmusicstudio.com.br/jazz-bossa-e-samba/, que tem a Iasmin Souza, cantando Body and Soul, In a sentimental mood, cheek to cheeek com um grande guitarrista, o Edu que toca numa onda super Joe Pass, espero que gostem! Até mais :)

Tutti Baê


A Voz do Negro

O timbre de uma pessoa é algo único, cada um tem sua própria identidade timbrística, que é determinada pela anatomia de cada pessoa. Por isso no post de hoje, queremos destacar a voz do negro que é diferenciada por alguns aspectos fisiológicos.

Cantores como Stevie Wonder, Michael Jackson, Whitney Houston, Elza Soares, Alcione, Negra Li, Emílio Santiago, Sandra de Sá,Maxell, Billie Holliday, Big Joe Turner, Bobby Mcfering , Gloria Gaynor, Tina Turner, Aretha Franklin, Mariah Carey, Louis Armstrong, Beyoncé… o time é grande e o que eles têm em comum? São negros e donos de vozes poderosas.

“As pesquisas demonstram que pessoas da raça negra têm diferenças anatômicas, que talvez possam explicar essas características tão especiais e belas que muitas vezes observamos em suas vozes.

Algumas das diferenças observadas na forma de seu trato vocal, tais como cavidades oral e nasal maiores do que as observadas em outras pessoas, interferem na qualidade sonora. A diferença nos tamanhos das cavidades poderia ser uma das responsáveis pelo timbre mais agravado, que muitas vezes podemos observar na raça negra, o que também justificaria o volume (loudness) aumentado dessas vozes.

Outros pesquisadores encontraram evidências de maior comprimento e espessura das pregas vocais e este também justificaria o motivo de se ter a sensação de uma voz mais agravada (pitch grave)”. (Bâe, Tutti, p.54, 2006). Em 1945 Boshoff comprovou ser a musculatura da laringe do negro mais vigorosa do que outras raças.

De qualquer forma, essa característica deu ao mundo ótimos cantores que nos encantam com suas incríveis vozes.

Quer saber mais sobre timbre? Leia no livro “Canto, um equilíbrio entre o corpo e som” da Tutti Bâe:  https://goo.gl/6l7nrg